Decorreu em Lisboa, entre os dias 16 e 19 de julho de 2019 o 8.º CIAIQ2019 – Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, onde foi apresentada a comunicação paralela intitulada "Formar profissionais de saúde em pesquisa-ação participativa: o caso da Noite Saudável", no âmbito da sessão "Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas". Coube a Irma Brito (ESnfC / Antes Que Te Queimes) e Fernando Mendes (Comissão Científica do Projeto NSCCP) a elaboração deste trabalho.
Fica aqui o seu resumo:
Os esforços para combater os determinantes comerciais de doenças não transmissíveis exigem a congregação de vários setores e com abordagens participativas.
Objetivo: Sistematizar experiências de formação de estudantes e profissionais de saúde em pesquisa-ação participativa, centrada na promoção de uma noite saudável para identificar os desafios, potencialidades e vulnerabilidades que permeiam estas ações.
Método: Relato de experiência de formação em pesquisa ação participativa em saúde para grupos de estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde que fazem intervenção em contextos de entretenimento noturno. Ambos os autores foram os coordenadores da formação e as fontes de informação resultam da observação participativa e da análise de conteúdo dos relatórios de execução e de outros produtos criados no âmbito do projeto.
Resultados: A formação em pesquisa-ação participativa permitiu processos de reflexão sobre determinantes comerciais e a co-criação de novas estratégias no controle dos problemas de saúde e segurança relacionados com o entretenimento noturno.
Comments