top of page

10.1.2020 | Estudo das Cidades – Reunião com Núcleos da AAC


Teve lugar nas instalações das antigas lavandarias, junto do edifício da AAC, uma reunião entre o projeto NSCCP e representantes dos Núcleos da Associação Académica de Coimbra, visando dar a conhecer e motivar os presentes a motivarem a participação dos seus membros no Estudo das Cidades da Região Centro com que se procura avaliar a situação de saúde e segurança nas áreas da cidade mais frequentadas pelos jovens que saem à noite para se divertir.

Numa primeira fase os participantes são convidados a fazer o mapeamento das zonas recreativas de cada cidade/localidade, identificando os locais mais frequentados e distribuindo-os pelos estudantes participantes de forma a que os observem e recolham dados. Deverão também preencher o questionário "Comportamentos em contexto recreativo" (IREFREA, 2003), seguindo o critério de inclusão entre 16-30 anos e frequência de contextos recreativos exclusivamente nas cidades aderentes ao NSCCP.

Logo que haja uma amostra representativa, o projeto fará o tratamento estatístico dos dados por cidade e os investigadores dinamizam um Worldcafé em cada cidade/localidade para discussão dos resultados. As questões a colocar no Worldcafé são: - Os espaços recreativos da sua cidade/localidade aumentaram com a presença de estudantes do ensino superior? - Qual é o dia mais frequentado na sua cidade? - Que vulnerabilidades evidenciam os dados? - Como reduzir o risco nos espaços recreativos da sua cidade/localidade? - Como podem intervir as instituições de ensino superior para reduzir o risco nos espaços recreativos da sua cidade/localidade? - Como podem intervir as autarquias para reduzir o risco nos espaços recreativos da sua cidade/localidade? - Como se podem capacitar os jovens para reduzir o risco nos espaços recreativos da sua cidade/localidade? - O que recomendaria para garantir uma noite sem problemas na sua cidade/localidade?

A Direcção da Associação Académica de Coimbra esteve representada através de Mariana Felício, Vice-Presidente.

O projeto NSCCP fez-se representar por Fernando Mendes (IREFREA Portugal e Comissão Científica do Projeto), Irma Brito (Antes Que Te Queimes), Ana Teresa Correia e Paulo Anjos (ambos da Equipa Técnica do NSCCP).

bottom of page