Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP) - página oficial

Antes Que Te Queimes©

antes-que-te-queimes

População alvo: Participantes nas festividades académicas e festivais juvenis.

Objetivos gerais:

  • Promover a diversão sem risco e reduzir os danos relacionados com o consumo nocivo de bebidas alcoólicas e outras drogas nos participantes das festividades académicas e festivais juvenis, aplicando a Educação pelos Pares.
  • Conscientizar os empresários da restauração que servem jantares de curso/jovens para um consumo responsável de bebidas alcoólicas.
  • Criar em cada município um grupo de 20 voluntários para a intervenção em contextos recreativos, fazendo aconselhamento par-a-par e prestando primeiros socorros nas noites e festivais.
  • Reduzir os problemas associados aos consumos nocivos: intoxicações agudas (overdose), comportamentos sexuais de risco, violência, acidentes rodoviários e outros.

Coordenação/Instituição: Irma Brito / ESEnfC - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

 

Antes que Te Queimes – Finalista

Preocupados com os problemas associados às viagens de finalistas, no âmbito do projeto PEER*, desenvolveu-se uma intervenção educativa, baseada no modelo de intervenção ANTES QUE TE QUEIMES© para ativar a prevenção, saúde e segurança em contextos recreativos. É um workshop participativo e divertido de quatro sessões que visa a conscientização sobre os consumos de álcool, tabaco e outras drogas nas festas, festivais e viagens de finalistas. O workshop é dinamizado por Educadores de Pares (estudantes de enfermagem) e proporciona aos jovens do 12.º ano de escolaridade, que tencionam participar nas viagens de finalistas, uma reflexão sobre o que significado desta viagem e que risco correm, especialmente quando usam álcool, tabaco e outras drogas. São sessões dialógicas onde se pretende dar resposta a algumas questões como o que fazer para não se embriagar ou para reduzir/minimizar o risco em situação de crise.

Consulte o folheto