Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP) - página oficial
1.2021 | Estabelecimentos de Diversão Noturna – novas realidades – 2
Damos continuidade à publicação (em vídeo e texto) de um conjunto de conversas com responsáveis de estabelecimentos de diversão noturna de concelhos da área de atuação do projeto NSCCP em que, no âmbito do subprojeto Capacitação de Profissionais de Estabelecimentos de Diversão Noturna, contactámos responsáveis por estes espaços procurando obter as suas respostas e opiniões sobre, muito em particular:– Quais as qualidades da noite da cidade onde operam antes da pandemia Covid? E quais os problemas mais importantes aí sentidos?– Em que medida a pandemia Covid afetou e afeta a atividade dos estabelecimentos? Quais as perspetivas para o futuro?– Que medidas gostariam que fossem tomadas para, numa fase posterior à pandemia Covid, melhorar as condições da vida recreativa noturna da sua cidade?Em representação do Café Académico, conversámos com Pedro Serra, continuando a caber a Paulo Anjos, da equipa técnica do projeto NSCCP e responsável pelo subprojeto Capacitação de Profissionais de Estabelecimentos de Diversão Noturna, a orientação desta sessão.
mais informações
01-03.2021 | Acção de capacitação "Tu Decides" – Pombal, Ansião e Pedrógão Grande
Entre os dias 20 de janeiro e 10 de março de 2021 irá decorrer a 9.ª ação de capacitação do projeto Tu Decides.Esta ação tem como destinatários docentes das escolas dos concelhos de Pombal, Ansião e Pedrógão Grande.Será realizada totalmente online, com a duração de 25 horas, sendo uma parceria com o Centro de Formação CenFormaz (https://www.cenformaz.pt/) que acredita a ação para os professores.As inscrições, limitadas, devem ser realizadas junto do referido Centro de Formação.Até ao momento foram realizadas ações nos concelhos de Águeda, Cantanhede, Coimbra, Figueira da Foz, Idanha-a-Nova, Lousã, Tomar e Viseu.
mais informações
1.2021 | Estabelecimentos de Diversão Noturna – novas realidades – 1
O projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP) inicia aqui a publicação (em vídeo e texto) de um conjunto de conversas com responsáveis de estabelecimentos de diversão noturna de concelhos da sua área de abrangência em que, no âmbito do subprojeto Capacitação de Profissionais de Estabelecimentos de Diversão Noturna, contactámos estes espaços procurando obter as suas respostas e opiniões sobre, muito em particular:– Quais as qualidades da noite da cidade onde operam Antes da pandemia Covid? E quais os problemas mais importantes aí sentidos?– Em que medida a pandemia Covid afetou e afeta a atividade dos estabelecimentos? Quais as perspetivas para o futuro?– Que medidas gostariam que fossem tomadas para, numa fase posterior à pandemia Covid, melhorar as condições da vida recreativa noturna da sua cidade?Coube a Jorge Gouveia Monteiro, em representação do seu espaço – Liquidâmbar – dar início a estas conversas, tendo como interlocutor Paulo Anjos, da equipa técnica do projeto NSCCP e responsável pelo subprojeto Capacitação de Profissionais de Estabelecimentos de Diversão Noturna.
mais informações
12.2020 | Barómetro de Opinião para Adolescentes: Vacinação COVID-19 (16-24 anos)
Este questionário online tem como principal objetivo compreender a opinião dos adolescentes, relacionada com a vacinação COVID-19. Se tens entre 16 e 24 anos, pedimos a tua colaboração na resposta a este estudo.Lembra-te: As tuas respostas são anónimas e confidenciais. Não existem respostas certas ou erradas. Por favor, responde com a máxima sinceridade possível.
mais informações
12.2020 | “O plogging, um desporto com benefícios reais!” – Oliveira do Hospital – Estar em Forma é Fixe
O Município de Oliveira do Hospital associou-se ao subprojeto «Estar em Forma é Fixe», que tem como objetivo promover junto dos mais jovens hábitos de cooperação, de responsabilidade individual e grupal, através do desporto, assim como a aquisição de rotinas conducentes a um estilo de vida ativo.Entre os dias 1 e 31 de dezembro, Oliveira do Hospital irá dinamizar a iniciativa “O PLOGGING, UM DESPORTO COM BENEFÍCIOS REAIS!”, desafiando a comunidade jovem do Concelho a participar em várias caminhadas e corridas, com o objetivo de refletir sobre o tema exercício físico e meio ambiente.
mais informações
19.11.2020 | Ação de capacitação "Contextos Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal…"
No passado dia 19 de novembro de 2020 decorreu mais uma sessão da ação de capacitação "Contextos Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal: Pensar a Prevenção. Uma Perspetiva de Saúde Pública e de Trabalho em Rede", que contou com a presença de participantes de diferentes setores, dos municípios de Castelo Branco, Covilhã, Guarda e Idanha-a-Nova. Mesmo à distância, através da plataforma Zoom, a sessão foi rica em partilha de experiências e preocupações. Do encontro resultaram algumas ideias, cujo desenvolvimento será oportunamente divulgado.
mais informações
13.11.2020 | Ação de capacitação "Estar em Forma é Fixe"
No passado dia 13.11.2020 decorreu a 1ª sessão de uma ação de capacitação do subprojeto "Estar em Forma é Fixe", em que participaram como oradores João Redondo (Comissão de Coordenação do projeto NSCCP), Anabela de Paiva Figueiredo (coordenação do subprojeto "Estar em Forma é Fixe"), António Figueiredo (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC) e Rui Sofia (Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto)
mais informações
23.7 e 14.10.2020 - Tu Decides, Idanha-a-Nova
A 23 de julho e 14 de outubro de 2020 decorreram as sessões duma nova ação de capacitação do Programa "Tu Decides", tendo estado presentes participantes do concelho de Idanha-a-Nova.Esta ação contou com a presença de 11 capacitandos, o que leva a que, neste momento, 112 alunos de duas escolas do concelho (Escola EB 2/3 S. José Silvestre Ribeiro e Escola Profissional da Raia) estejam a participar neste programa.Na sua aplicação estão ativamente envolvidos os membros da equipa técnica do Projeto Afirma-te.O programa Tu Decides já desenvolveu 8 ações de capacitação para os concelhos de Figueira da Foz, Cantanhede, Coimbra, Lousã, Viseu, Tomar, Idanha-a-Nova e Águeda. Nestas ações participaram 155 profissionais e daqui resultaram ações de dinamização com 2.193 alunos.
mais informações
21.10-11.11.2020 | "O Papel da Escola na Prevenção da Violência" – Leiria e Marinha Grande
Entre os dias 21 de outubro e 11 de novembro de 2020 decorreu mais uma ação de capacitação do subprojeto "O Papel da Escola na Prevenção da Violência", sob o tema "O papel da escola na prevenção da violência – trabalho em rede", via plataforma zoom, com quatro sessões (às quartas-feiras), em que estiveram presentes cerca de 30 participantes dos municípios de Leiria e Marinha Grande, coordenada pelas responsáveis do projeto "Rede Escolas Contra a Violência".
mais informações
11.2020 | Antes Que Te Queimes – novas acções – inscrições abertas
ANTES QUE TE QUEIMES©, subprojeto de Noite Saudável vai reiniciar em 24-11-2020 em formato online, incluindo um módulo de prevenção relacionado com o COVID19Trata-se de uma Intervenção educativa sobre vulnerabilidade e risco em contextos recreativos e objetiva:Capacitar equipas de estudantes e professores do ensino superior (grupos semente) para:1. Identificar as diferentes culturas recreativas na sua instituição/cidade;2. Avaliar a situação de saúde e segurança nas áreas da cidade mais frequentadas por jovens;3. Dinamizar intervenção de rua “Antes que te Queimes” nas festas e festivais juvenis.
mais informações
10-11.2020 | "Mexer a Música, Tocar a Vida" em Tomar
Retomando as suas atividades, o subprojeto "Mexer a Música, Tocar a Vida" iniciou uma nova ação de capacitação em Tomar, procurando através desta expressão artística sensibilizar os jovens participantes para as áreas-alvo do projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal. Esta ação prolongar-se-á durante o mês de novembro, sempre com respeito pelas medidas de segurança que os novos tempos impõem.No final destas ações prevê-se a criação de um suporte digital de registo e a realização de um espetáculo, dando conta dos resultados obtidos.
mais informações
27.10.2020 – 10:00h | Tabaco… Ao Centro da Discussão
Dando continuidade às conferências anteriormente realizadas, cabe desta vez o centro da discussão ao… Tabaco.Serão debatidos em duas mesas, os temas:A Prevenção do Tabagismo nos Novos Tempos da Covid19 – tendo por orador Joseba Zagala Galán (Médico de Salud Publica – Coordinador de la iniciativa ciudadana XONS para la mejora de la Ley de Tabaco en España)Com moderação de Nelson Carvalho (Diretor da UCAD, IASAÚDE, IP-RAM)A Cessação Tabágica nos Dias de Hoje, por Luis Rebelo (Professor Auxiliar de Medicina Geral e Familiar da Faculdade de Medicina de Lisboa. Médico de Família do Centro de Saúde de Alvalade)Cabendo a moderação a Márcia Cruz (Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem do Porto)
mais informações
nsccp