Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP) - página oficial
26.2.2020 | Covilhã – Contextos Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal
Covilhã acolheu, a 26 de fevereiro, a segunda sessão da ação de capacitação "Contextos Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal: Pensar a Prevenção. Uma Perspetiva de Saúde Pública e de Trabalho em Rede", que este ano abrange os municípios de Castelo Branco, Covilhã, Guarda e Idanha-a-Nova. Esta sessão contou com a presença de participantes de diferentes setores, dos quatro municípios, permitindo a partilha de experiências e de preocupações.
mais informações
12.2.2020 | Segunda ação do subprojeto "Contexto Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal…", em Castelo Branco
A segunda ação do subprojeto "Contexto Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal: Pensar a Prevenção. Uma Perspetiva de Saúde Pública e de Trabalho em Rede" abrange os municípios de Castelo Branco, Covilhã, Guarda e Idanha-a-Nova. A 12 de fevereiro, Castelo Branco acolheu a primeira sessão, que contou com a presença de 40 participantes, de diferentes setores, dos quatro municípios. Este encontro permitiu a partilha de experiências, projetos e iniciativas pelos profissionais presentes.Da parte do grupo de trabalho do subprojeto, e para abordar diferentes temas, estiveram Anabela Mendes (Sargento Ajudante, GNR Coimbra - NIAVE), Ângelo Afonso (Subcomissário, PSP Coimbra), Carla Carreira (Médica legista, INMLCF - Coordenadora do GMLF Beira Interior Sul), João Basto (Cabo, GNR Coimbra - NIAVE), Natália Cardoso (Jurista, APAV), assim como João Redondo (Psiquiatra, Coordenação NSCCP), Ana Teresa Correia (Psicóloga, Equipa técnica NSCCP) e Paulo Anjos (Assistente Social, Equipa técnica NSCCP).A segunda sessão terá lugar no município da Covilhã, a 26 de fevereiro.
mais informações
5.2.2020 | Sessão do subprojeto "Contexto Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal: Pensar a Prevenção…" em Alcanena
Alcanena acolheu, a 5 de fevereiro, a quarta sessão da ação de capacitação "Contexto Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal: Pensar a Prevenção. Uma Perspetiva de Saúde Pública e de Trabalho em Rede". Esta ação abrangeu os municípios de Abrantes, Alcanena, Nazaré, Tomar e Torres Vedras. O interesse, motivação e trabalho d@s vári@s participantes envolvid@s, ao longo dos últimos meses, resultou na elaboração de projetos de trabalho em rede em quatro dos municípios, apresentados nesta sessão. Os projetos serão dados a conhecer ao grande público no 2.º Fórum "Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal", que irá ter lugar a 20 e 21 de abril, em Torres Vedras.A segunda ação deste subprojeto terá início no próximo dia 12 de fevereiro em Castelo Branco, seguindo-se Covilhã, Guarda e Idanha-a-Nova, como cidades aderentes que irão receber as restantes sessões.
mais informações
6.12.2019 | Promoção da Saúde Mental Comunitária, Castelo Branco
No dia 6 de dezembro a Associação de Luta Contra o Estigma em Saúde Mental de Castelo Branco (ALCESM CB) organizou, com o apoio da ULS de Castelo Branco, a sessão "Promoção da Saúde Mental Comunitária". O projeto NSCCP foi convidado a participar no evento, que contou com a presença de profissionais de diferentes setores.Na mesa de abertura estiveram presentes José Augusto Alves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Eugénia André, Diretora Clínica da ULSCB, José Carvalhinho, Diretor do Serviço de Psiquiatria da ULSCB, Leopoldo Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, e João Redondo, em representação da Comissão Científica do projeto NSCCP.Em representação da ALCESM CB, Maria Antónia Mateus, Psiquiatra, e Cláudia Vicente, Enfermeira.Da parte do projeto NSCCP, estiveram ainda presentes Laura Diogo, subprojeto "O Papel da Escola na Prevenção da Violência", Miriam Bernardino, subprojeto "Lua Nova", e Paulo Anjos, subprojetos "Roteiros da Noite" e "Capacitação dos Profissionais da Recreação Noturna".De registar a motivação da ALCESM CB e do Serviço de Psiquiatria da ULS CB relativamente à implementação de vários subprojetos do NSCCP, o que vai ao encontro de uma perspetiva de saúde pública e comunitária, preocupações daquelas entidades.
mais informações
6.11.2019 | Abrantes – 3.ª sessão da ação de capacitação do subprojeto Contexto Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal
Foi Abrantes que acolheu a 3.ª sessão da ação de capacitação do subprojeto Contexto Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal: Pensar a Prevenção. Uma Perspetiva de Saúde Pública e de Trabalho em Rede.Os trabalhos iniciaram-se com uma apresentação de Laura Diogo sobre "O papel da Escola" e prosseguiram durante o dia com trabalho de grupo sobre "A realidade local/Repensar a(s) estratégia(s) – A perspetiva de rede, multidisciplinar/multissectorial (por região)", coordenado por João Redondo, da Comissão de Coordenação do projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal.
mais informações
23.10.2019 | 2.ª sessão da ação de capacitação do subprojeto Contextos Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal, em Tomar
Foi Tomar que acolheu a segunda sessão da acção de capacitação do subprojeto Contextos Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal – Pensar a prevenção. Uma perspetiva de saúde pública e de trabalho em rede, a 23 de outubro de 2019.Numa sala em que estiveram presentes participantes da primeira sessão (que teve lugar em Torres Vedras a 9.10.2019), assim como novos participantes, tiveram oportunidade de escutar, durante o período da manhã as intervenções:
mais informações
11.7.2019 | Adesão do município de Montemor-o-Velho à Declaração Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal
Teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho a cerimónia de adesão do município de Montemor-o-Velho à Declaração Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal. Coube ao seu Presidente, Emílio Torrão, assinar a declaração, tendo pelo parte do projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal.A assinatura foi precedida de uma sessão de apresentação do projeto junto dos representantes de actores locais presentes, em que tomou a palavra João Redondo, da Comissão Científica do projeto NSCCP, tendo não só dado conta das atividades desenvolvidas ao longo deste primeiro ano como esclarecido questões colocadas pelos intervenientes.O evento teve a cobertura de órgãos de comunicação que o destacaram nas suas edições: Diário de Coimbra e Foz ao Minuto, aqui nas suas versões em linha.
mais informações
11.7.2019 | Sessão de trabalho em Montemor-o-Velho junto dos parceiros locais
Vai ter lugar no próximo dia 11 de julho de 2019, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, uma sessão de trabalho com os parceiros locais do projeto NSCCP, em que terá lugar igualmente a formalização da adesão deste município ao projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal, através da assinatura da Declaração Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal.
mais informações
5.7.2019 | Sessão de trabalho em Castelo Branco junto do CLAS local
Perante uma numerosa e interessada audiência, representando o Conselho Local de Acção Social de Castelo, decorreu de forma muito participada uma sessão de trabalho no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo Branco em que não só foram dados a melhor conhecer os sub-projetos em curso como esclarecidas questões relacionadas com a sua implementação neste município aderente ao projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal.
mais informações
28.5.2019 | Reunião de subprojetos NSCCP para dar conta das atividades já realizadas e de futuras intervenções
Decorreu nas instalações do projeto NSCCP, em 28 de maio de 2019, no Pavilhão 9 do Polo Sobral Cid dos CHUC, uma reunião com responsáveis dos vários subprojetos que integram o Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal, em que se fez um ponto de situação das variadas actividades desenvolvidas até à data, das dificuldades e incentivos sentidos na sua implementação.Foram igualmente perspectivadas as futuras acções a levar a cabo, agora que se cumpriu o primeiro terço desde nosso projeto.As participações decorreram num ambiente muito participativo e de constante partilha de experiências entre os presentes, sendo de salientar o ânimo e entusiasmo de todos em relação ao futuro.Tudo isto na presença de elementos do grupo da Avaliação que, sempre que oportuno, aproveitaram para questionar os intervenientes.
mais informações
11.10.2018 | Sessão de trabalho NSCCP
Com a presença de responsáveis dos sub-projetos que integram o Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal, decorreu nas instalações do projeto – Pavilhão 9 do Polo Sobral Cid do CHUC – uma reunião em que se fez um ponto de situação das atividades realizadas até à data e se perspectivou o trabalho a realizar nos próximos meses.
mais informações
nsccp