Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP) - página oficial

16-19.7.2019 | Noite Saudável no CIAIQ2019, onde apresentou "Formar profissionais de saúde em pesquisa-ação participativa: o caso da Noite Saudável"

0
16-19-7-2019-noite-saudavel-no-ciaiq2019-onde-apresentou-34-formar-profissionais-de-saude-em-pesquisa-acao-participativa-o-caso-da-noite-saudavel-34

Decorreu em Lisboa, entre os dias 16 e 19 de julho de 2019 o 8.º CIAIQ2019 – Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, onde foi apresentada a comunicação paralela intitulada "Formar profissionais de saúde em pesquisa-ação participativa: o caso da Noite Saudável", no âmbito da sessão "Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas".
Coube a Irma Brito (ESnfC / Antes Que Te Queimes) e Fernando Mendes (Comissão Científica do Projeto NSCCP) a elaboração deste trabalho.

Fica aqui o seu resumo:

Os esforços para combater os determinantes comerciais de doenças não transmissíveis exigem a congregação de vários setores e com abordagens participativas.

Objetivo: Sistematizar experiências de formação de estudantes e profissionais de saúde em pesquisa-ação participativa, centrada na promoção de uma noite saudável para identificar os desafios, potencialidades e vulnerabilidades que permeiam estas ações.

Método: Relato de experiência de formação em pesquisa ação participativa em saúde para grupos de estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde que fazem intervenção em contextos de entretenimento noturno. Ambos os autores foram os coordenadores da formação e as fontes de informação resultam da observação participativa e da análise de conteúdo dos relatórios de execução e de outros produtos criados no âmbito do projeto.

Resultados: A formação em pesquisa-ação participativa permitiu processos de reflexão sobre determinantes comerciais e a co-criação de novas estratégias no controle dos problemas de saúde e segurança relacionados com o entretenimento noturno.

Leia a comunicação ou descarregue o pdf clicando na imagem:

 

Adicionar comentário

nsccp