Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP) - página oficial

01.10.2018 | Próxima apresentação do projeto NSCCP: Sever do Vouga

0
01-10-2018-proxima-apresentacao-do-projeto-nsccp-sever-do-vouga

 

«Sever do Vouga recetivo a abraçar novos projetos»

 

«O município de Sever do Vouga encontra-se recetivo a abraçar novos projetos com o intuito de melhorar as condições de vida da população concelhia, nomeadamente a faixa etária dos jovens», declarou o vice-presidente da Câmara Municipal (CM) de Sever do Vouga, José Manuel Barbosa de Almeida e Costa, a propósito da sessão de apresentação local do projeto «Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal» (NSCCP), a realizar na próxima quinta-feira, 4 de outubro de 2018.

Questionado sobre as expectativas que o município de Sever do Vouga tem em relação ao projeto NSCCP e o que o fez aderir, o vice-presidente de edilidade sublinhou a intenção de «esclarecer a população sobre os riscos e sensibilizar os estabelecimentos comerciais para uma venda consciente que minimize os riscos dos […] jovens». O que, na opinião de José Manuel de Almeida e Costa, constitui «uma prioridade» concelhia.

Relativamente às problemáticas locais, o executivo camarário faz notar, através do seu vice-presidente, que, a exemplo de «todos os concelhos, Sever do Vouga não é diferente». Assim, como repara o autarca, «a problemática do álcool, das drogas e da violência encontra-se [igualmente] presente». Por conseguinte, o vice-presidente da CM reafirma que a autarquia se encontra «disponível para colaborar com projetos no terreno que ajudem a colmatar as problemáticas» identificadas.

Segundo o advogado José Manuel de Almeida e Costa – que, entretanto, assume responsabilidades políticas municipais –, foram convidadas a participar na sessão de apresentação diversas instituições locais. Para o vice-presidente da CM, essas entidades são «aquelas que maior contacto têm com a população» junto da qual «se pretende intervir, […] de acordo com as indicações recebidas pelos responsáveis do projeto Noite Saudável».

O referido encontro é organizado pela edilidade de Sever do Vouga e conta com o contributo da equipa coordenadora do NSCCP, constituída pelo psiquiatra João Redondo (que exerce no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC), pelo psicólogo Fernando Mendes (que preside ao Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco em Crianças e Adolescentes – IREFREA Portugal, entidade que tem a incumbência administrativa do NSCCP, enquanto a respetiva parceria científica é do CHUC), e também pela administradora hospitalar Diana Breda (do CHUC).

Adicionar comentário

nsccp