Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP) - página oficial
5.2.2020 | Sessão do subprojeto "Contexto Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal: Pensar a Prevenção…" em Alcanena
Alcanena acolheu, a 5 de fevereiro, a quarta sessão da ação de capacitação "Contexto Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal: Pensar a Prevenção. Uma Perspetiva de Saúde Pública e de Trabalho em Rede". Esta ação abrangeu os municípios de Abrantes, Alcanena, Nazaré, Tomar e Torres Vedras. O interesse, motivação e trabalho d@s vári@s participantes envolvid@s, ao longo dos últimos meses, resultou na elaboração de projetos de trabalho em rede em quatro dos municípios, apresentados nesta sessão. Os projetos serão dados a conhecer ao grande público no 2.º Fórum "Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal", que irá ter lugar a 20 e 21 de abril, em Torres Vedras.A segunda ação deste subprojeto terá início no próximo dia 12 de fevereiro em Castelo Branco, seguindo-se Covilhã, Guarda e Idanha-a-Nova, como cidades aderentes que irão receber as restantes sessões.
mais informações
6.12.2019 | NSCCP na 12ª reunião do Comité de Acompanhamento do CENTRO 2020
Decorreu, em 12 de dezembro de 2019, no auditório da Comissão de Coordenação da Região Centro a 12ª reunião do Comité de Acompanhamento do CENTRO 2020, que tinha por principal ponto da ordem de trabalhos fazer o ponto de situação do Programa Centro 2020​, de projetos submetidos, aprovados e respectiva execução, ao nível das diferentes linhas de apoio.Este Comité de Acompanhamento decidiu seleccionar três projetos aprovados pelo CENTRO 2020, para dar a conhecer os seus exemplos.Nesta restrita lista coube ao NSCCP – Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal – dar a conhecer, de uma forma sintética, a génese deste projeto e o modo como tem vindo a ser implementado, dando conta dos principais objetivos atingidos e das dificuldades sentidas até à data.Se esta escolha já por si só significava uma responsabilidade acrescida para esta iniciativa que, paulatinamente, se tem vindo a implementar junto dos municípios aderentes, a boa recepção por parte de alguns dos presentes vem ainda acrescentar um maior compromisso de todos no bom sucesso desta pioneira iniciativa.
mais informações
12.12.2019 | Adesão do município da Nazaré ao projeto NSCCP – Declaração "Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal"
No passado dia 12 de dezembro o Município da Nazaré formalizou a sua adesão ao projeto NSCCP através da assinatura, por parte do Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal – Manuel António Sequeira, da Declaração "Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal".Esta adesão foi precedida pela apresentação do NSCCP aos membros do Conselho Local de Ação Social da Nazaré por parte de João Redondo da Comissão Científica deste projeto, em que deu a conhecer não só os subprojetos que o integram como as atividades já desenvolvidas até à data, sempre perspectivando a colaboração futura com este município.
mais informações
27.11.2019 | Lua Nova nas comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, ESTeSC, Coimbra
No âmbito das Comemorações para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o subprojeto "Lua Nova" participou, no passado dia 27 de novembro, num evento organizado pelo Projeto de Educação pelos Pares da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. A sessão foi dinamizada por Margarida Pedroso de Lima, Miriam Bernardino e Maria Izabel Cruvinel.
mais informações
20.11.2019 | Reunião de trabalho com representantes do município da Nazaré (Coimbra, Sobral Cid)
Teve lugar hoje, 20 de novembro de 2019, em Coimbra, nas instalações do projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP), uma reunião visando estabelecer formas de entendimento com o município da Nazaré, no sentido de se poder vir futuramente a estender a intervenção do NSCCP a esta região.Estiveram presentes Regina Piedade, vereadora com os pelouros da Ação Social, Saúde, Direitos Sociais (entre outros), Ana Mafalda Barqueiro, Carla Abegão, ainda desta autarquia, bem como Sílvia Serrano e Filomena Faria – ambas da CPCJ da Nazaré.Pela parte do projeto NSCCP, estiveram também presentes Ana Teresa Correia e Paulo Anjos da Equipa Técnica. Coube a João Redondo, em nome da Comissão de Coordenação do projeto, a apresentação do mesmo e dos subprojetos que o integram.Tendo em vista a divulgação local, ficou acordada a presença do projeto numa reunião na Nazaré, no próximo dia 12 de dezembro.
mais informações
16.11.2019 | Mexer a Música, Tocar a Vida - Sessão de apresentação do subprojeto na Lousã
Com a presença de representantes do município da Lousã, escolas, associações culturais, ranchos folclóricos, grupos e outras entidades com atividade na área do ensino e promoção musical, seja de caráter erudito, seja popular, decorreu a 16 de novembro de 2019, na Lousã, uma sessão de apresentação do subprojeto Mexer a Música, Tocar a Vida, em que o seu coordenador, Manuel Rocha, teve oportunidade de dar a conhecer os objetivos e propostas que se pretendem implementar, tendo igualmente esclarecido as questões que os presentes acharam pertinentes colocar. Como primeiro resultado desta iniciativa, ficou agendada a realização de uma ação de capacitação para fevereiro de 2020.
mais informações
23.10.2019 | 2.ª sessão da ação de capacitação do subprojeto Contextos Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal, em Tomar
Foi Tomar que acolheu a segunda sessão da acção de capacitação do subprojeto Contextos Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal – Pensar a prevenção. Uma perspetiva de saúde pública e de trabalho em rede, a 23 de outubro de 2019.Numa sala em que estiveram presentes participantes da primeira sessão (que teve lugar em Torres Vedras a 9.10.2019), assim como novos participantes, tiveram oportunidade de escutar, durante o período da manhã as intervenções:
mais informações
22.10.2019 | Conferência de Imprensa "Roteiros da Noite"
Com a presença de João Redondo e Diana Breda (Comissão de Coordenação do NSCCP), Paulo Anjos (Equipa Técnica), acompanhados por Jorge Alves (vereador da Câmara Municipal de Coimbra), Rui Coelho de Moura (Superintendente, Comandante Distrital da Polícia de Segurança Pública) e Joana Lourenço (Capitão da Guarda Nacional Republicana), teve lugar, no auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra, uma conferência de imprensa visando divulgar a iniciativa do subprojeto "Roteiros da Noite" que vai ter lugar na próxima sexta-feira, 25 de outubro de 2019, em Coimbra.
mais informações
22.10.2019 | Seminário de Promoção de Saúde Mental em Espaço Universitário Prevenir e Cuidar
Decorreu hoje, 22 de outubro de 2019, na Sala do Carvão – Casa das Caldeiras (Polo I da UC) o Seminário de Promoção de Saúde Mental em Espaço Universitário – Prevenir e Cuidar.Entre os vários oradores que debateram temas como:4ª Sessão – Corpos vulneráveis na comunidade académicaCélia Lavaredas – Médica de Clínica Geral nos Serviços de Saúde da UCJoão Redondo, Psiquiatra do CHUC / Noite Saudável das Cidades do Centro de PortugalModerador – João Ramalho, Conselho Geral da UC
mais informações
3.10.2019 | Reunião com a Equipa Regional de Prevenção de Acidentes do Departamento de Saúde Pública da ARSC,IP, na ARSC
Teve lugar hoje, 3 de setembro de 2019, uma sessão de apresentação do projeto NSCCP, mais especificamente do subprojeto "Sinistralidade Rodoviária - Pensar a prevenção/Melhorar a resposta. Uma perspetiva de saúde pública e de trabalho em rede", em reunião promovida pela Equipa Regional de Prevenção de Acidentes do Departamento de Saúde Pública da ARSC,IP, na ARSC. Estiveram presentes os Profissionais que integram as Equipas de Prevenção de Acidentes de todos os ACES e ULS da Região Centro. Da parte da Comissão Científica do projeto esteve o Dr. João Redondo, e da Equipa técnica a Dr.ª Ana Teresa Correia.Após a apresentação do projeto e subprojeto teve lugar uma sessão de esclarecimento de dúvidas pelos presentes.
mais informações
25.09.2019 | Adesão do município da Lousã à Declaração Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal
Teve lugar hoje, 25 de setembro de 2019, a cerimónia de adesão do município da Lousã à Declaração "Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal", visando formalizar a participação desta autarquia no projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP).Coube à sr.ª Vereadora com os pelouros da Educação | Cultura | Intervenção Social e Saúde, Henriqueta Oliveira, presidir à cerimónia e assinar a referida Declaração. Pela parte do projeto NSCCP estiveram presentes Maria do Rosário Mendes, em representação do IREFREA Portugal, bem como Diana Breda e João Redondo em nome da Comissão de Coordenação do NSCCP.Houve oportunidade para fazer uma breve apresentação do projeto aos presentes, tendo ainda sido aberto um espaço para esclarecimento de questões por eles colocadas.É assim dado mais um passo para o levar a cabo nesta região de alguns dos subprojetos para os quais foi já manifestado interesse, tendo inclusive alguns deles já iniciado ações junto de entidades locais.
mais informações
2019.09.20 | Colaborar faz toda a diferença… na Educação e Cidadania, em Gaia
O projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal faz-se representar por Maria do Rosário Mendes no ciclo de eventos "Colaborar Faz Toda a Diferença", no âmbito do Ano Nacional da Colaboração, no painel dedicado à Educação e Cidadania, em que várias entidades/projetos participam numa sessão de troca de experiências colaborativas que ocorrem por todo o território nacional, certamente seguidas de uma aberta e enriquecedora discussão.
mais informações
2019.09.13 | Reunião de trabalho com a Universidade de Aveiro
Contando com a presença de Alexandra Queirós, Sandra Soares e Rúben Alves, em representação da Universidade de Aveiro (UA), e de João Redondo, Ana Teresa Correia e Paulo Anjos pela parte do projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP), decorreu em Aveiro, nas instalações da UA, uma reunião visando discutir e definir formas de implementação de alguns dos subprojetos que integram o NSCCP junto dos estudantes e profissionais da região de Aveiro.Vai ser elaborado e posteriormente assinado um protocolo de colaboração que permita estabelecer as formas de colaboração entre a Universidade de Aveiro e este projeto, visando contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, violência interpessoal e consumo de substâncias ilícitas e álcool.
mais informações
10.9.2019 | Mexer na Música, Tocar a Vida
Decorreu no auditório do polo Sobral Cid do CHUC, em Coimbra, uma sessão de apresentação do subprojeto "Mexer na Música, Tocar a Vida", com a presença do seu coordenador, Manuel Rocha, que fez uma apresentação dos objetivos e estratégias deste subprojeto para atingir os fins a que se propõe, na linha dos diferentes subprojetos que integram o Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP).Esta sessão visava, numa primeira fase, conhecer a receptividade dos diferentes municípios e instituições presentes para acolherem iniciativas do "Mexer na Música, Tocar a Vida", que podem ir desde sessões de capacitação sobre composição musical, utilização de instrumentos ou ainda direcção de músicos, entre outras, até à resposta a necessidades reais de cada local.Foi igualmente aberta à participação dos presentes que colocaram questões sobre o modo de implementação das acções, prazos e custos, isto para além da apresentação de projetos já implementados, ou em vias de o serem, que poderão ser complementados com a intervenção do "Mexer na Música, Tocar a Vida".
mais informações
10.9.2019 | Sessão de trabalho do Conselho de Jovens NSCCP
Decorreu nas instalações do projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal (NSCCP) uma reunião de trabalho entre representantes da empresa (Slideshow, com sede em Leiria), responsável pela criação e edição do vídeo promocional do projeto, e o Conselho de Jovens (oriundos de alguns dos municípios aderentes ao NSCCP).Em mais um passo rumo ao trabalho final, foi discutido o argumento proposto e definidas as etapas seguintes, que passam por uma participação mais ativa dos jovens.O filme, depois de concluído, será divulgado nas variadas plataformas disponíveis, sendo de livre acesso.Esta iniciativa conta, desde o seu início, com o apoio da Turismo do Centro de Portugal.
mais informações
nsccp