Contextos Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal

Pensar a prevenção. Uma perspetiva de saúde pública e de trabalho em rede

10:30-11:30h | Sessão de Abertura (em formato misto a partir dos CHUC)

Oradores

​​Carlos Santos, Presidente do Conselho de Administração do CHUC

Diana Breda, Coordenação do projeto NSCCP

João Redondo, Coordenação do projeto NSCCP

António Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

​​Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial

11:30-12:30h | Mesa redonda «Prevenir a Violência Interpessoal. Que Papel Para os Vários Setores?»

Oradores

Conceição Lino, Jornalista – SIC

Elza Pais, Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)/FCSH-UNL

Manuel Rocha, Professor de música, Conservatório de Música de Coimbra

Paula Varandas, Advogada, Fundadora do Projeto «Educar para o Direito»

Rui Moura, Superintendente, Comandante Distrital da PSP de Coimbra

Moderação

Diana Breda, Administradora Hospitalar, Coordenação do projeto NSCCP

João Redondo, Psiquiatra, Coordenação do projeto NSCCP

14:45-15:30h | Feira de projetos

Abertura

Jorge Brandão, Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Centro 2020

João Redondo, Coordenação do projeto NSCCP

Apresentação dos projetos de prevenção dos municípios capacitados

«Abrantes Envolve», Município de Abrantes  saiba mais…

    Cláudia Paixão | Técnica Superior de Serviço Social, Coord. do Núcleo Executivo da Rede Social de Abrantes

«Ser +», Município de Alcanena  saiba mais…

    Carla Carvalho | Enfermeira, UCC Olhos de Água do CS de Alcanena, ACES Médio Tejo

    Dora Louro | Educadora Social, Município de Alcanena

«Comunidade Ativa, Comunidade Protegida», Município da Nazaré  saiba mais…

    Regina Piedade | Vereadora com o pelouro da Ação Social da CM da Nazaré

«Tomar em Rede – Prevenção e Intervenção», Município de Tomar  saiba mais…

    Jorge Claro | Técnico Superior do Município de Tomar

15:30-16:00h | Exposição Comentada «Rede Escolas Contra a Violência»

Rede Escolas Contra a Violência

Ana Bela Cardoso, Psicóloga, Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra

Ana Sampaio, Psicóloga, Agrupamento de Escolas Coimbra Sul

Cristina Baptista, Psicóloga, Escola Secundária de Jaime Cortesão, Agrupamento de Escolas Coimbra Centro

Isabel Morais, Psicóloga, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

Laura Diogo, Psicóloga, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

Vera Felício, Psicóloga, Escola Secundária com 3.º ciclo Dom Dinis, Coimbra

16:00-17:00h | Sessão de encerramento (em formato misto a partir da CCDRC)

Diana Breda, Coordenação do projeto NSCCP

João Redondo, Coordenação do projeto NSCCP

Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC

João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação

21:15-22:15h | Mesa-Redonda: COVID-19, Escolas e Saúde Mental

Oradores/as

Isabel Morais, Psicóloga, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

Laura Diogo, Psicóloga, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste

Manuel Albano, Vice-Presidente da CIG

Paula Correia, Diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, CHUCB

Rosário Farmhouse, Presidente da CNPDPCJ

Moderação

João Redondo, Coordenação do projeto NSCCP

Comentário final

Madalena Alarcão, Professora Associada da FPCE e investigadora do CES – Universidade de Coimbra e Terapeuta Familiar

Participantes (passe com o cursor para aceder a resumo biográfico)

Ana-Abrunhosa.jpg
Ana Abrunhosa

Ministra da Coesão Territorial

Licenciado Ana Maria Pereira Abrunhosa nasceu em Angola, em 1970. Licenciada em Economia, mestre em Economia, e doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desde 1995, onde tem lecionado diversas disciplinas, como Introdução à Economia, Microeconomia I, Economia Regional, Economia Europeia, Introdução à Gestão, Seminário Gestão da inovação, entre outras. Colabora regularmente com outras Faculdades da Universidade de Coimbra. Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) de maio de 2014 a outubro 2019. Presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro desde maio de 2014. Presidente do Comité de Investimento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020) desde junho de 2016. Presidente do Conselho Geral do Fundo de Dívida & Garantias, da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), de julho de 2017 a dezembro de 2018. Presidente do Conselho Geral do Fundo de Capital & Quase-Capital, da IFD, desde janeiro de 2019. Presidente da Comunidade de Trabalho EUROACE (Centro, Alentejo e Extremadura) e da Eurorregião desde junho de 2018. Foi Vogal Executiva da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro - Mais Centro de fevereiro de 2010 a maio de 2014. Foi Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, sendo responsável pelas áreas do Desenvolvimento Regional, do Apoio Jurídico e à Administração Local e da Comunicação, Gestão Administrativa e Financeira, entre 2008 e 2010). Iniciou a sua atividade profissional na empresa Ernst & Young na área de auditoria, onde trabalhou desde julho de 1994 a outubro de 1995. Foi investigadora do Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Publicou diversos artigos em revistas e livros nacionais e internacionais, essencialmente sobre desenvolvimento regional e economia e gestão da inovação.

Carlos Santos.jpg
Carlos Santos

Presidente do Conselho de Administração do CHUC

Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 8 de janeiro de 1985. Curso de Administração Hospitalar, Escola Nacional de Saúde Pública, UNL, 1987-89. Pós-Graduação em Gestão e Economia da Saúde, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2005-2006. XVIII Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE., Escola de Direção e Negócios, setembro a dezembro de 2013, Porto, Portugal. Leadership in Healthcare Delivery, NOVA School of Business & Economics, UNL, fevereiro a junho de 2015. X Curso de Pós-Graduação em Contratação Pública, organizado pelo CEDIPRE - Centro de Estudos de Direito Público e Regulação – Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Vogal Executivo do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPO de Coimbra), de 2001 a 2017. Presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra de maio de 2017 a junho de 2018. Vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra desde junho de 2018 até junho de 2020, com os pelouros de recursos humanos, financeiros e aprovisionamento. Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra desde junho de 2020.

Diana Breda.png
Diana Breda

Coordenação do projeto NSCCP

 Administradora Hospitalar e atualmente Presidente do Conselho Diretivo do Hospital Arcebispo João Crisóstomo. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, Diplomada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (U. Nova). Frequentou vários cursos na área da gestão de unidades de saúde e gestão na administração pública. Co-fundadora do Capítulo Português da Women in Global Health, um movimento internacional destinado a promover a liderança de mulheres na área da Saúde Global. Durante os últimos anos, dedicou-se às relações internacionais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, sendo igualmente a representante nas European Reference Networks e na M8 Alliance e Executive Managing Diretor da World Health Summit, Regional Meeting 2018. Consultora do Ministério da Saúde do XXI Governo Constitucional. Membro da Comissão Científica e de Coordenação do projeto “Noites Saudáveis das Cidades do Centro de Portugal” e do projeto colaborativo da Administração Pública “Crianças, jovens e famílias saudáveis não brotam em jardins”.

António Sales.jpg
António Lacerda Sales

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

Nasceu em Leiria em 1962. Foi Deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura. Integrou a Comissão de Assuntos Europeus, a Comissão de Saúde [Coordenador do Grupo Parlamentar], a Comissão de Defesa Nacional [Suplente] e a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação [Suplente], o Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Problemática da Diabetes e o Grupo de Trabalho para o Acompanhamento das Doenças Oncológicas. Foi Médico ortopedista no Hospital de Santo André do Centro Hospitalar de Leiria, EPE até ao início da XIII Legislatura, mantendo atividade na Clínica de S. Francisco em Leiria e em consultório pessoal. É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e autor de publicações na área da medicina desportiva e do envelhecimento saudável e ativo.

Rosa Monteiro.jpg
Rosa Monteiro

 Secretária de Estado para a Cidadania
e a Igualdade

Rosa Monteiro nasceu em Coimbra em 1972. Licenciou-se em sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e fez mestrado em Famílias e Sistemas Sociais no Instituto Miguel Torga, de Coimbra. Doutorou-se em 2011 em Sociologia do Estado, Direito e Administração, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com uma dissertação intitulada «Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses». É investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades, foi docente no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra e é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É perita em Igualdade de Género e estudos sobre as mulheres, reconhecida pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015. Integrou as equipas de investigação que avaliaram políticas públicas no domínio da igualdade, designadamente, o II e o III Planos Nacionais para a Igualdade, e a integração da perspetiva da Igualdade de Género nos Fundos Estruturais no anterior quadro comunitário (QREN 2007-2013). Tem desenvolvido projetos de investigação e de investigação ação no domínio das políticas locais de igualdade, dos mecanismos oficiais para a igualdade, e das migrações. Foi vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013-2017. Foi técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no Gabinete do Ministro Adjunto desde 2015 até outubro de 2017. Exerceu no XXI Governo Constitucional as funções de Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, entre outubro de 2017 e outubro de 2019.

joão-redondo.jpg
João Redondo

Coordenação do projeto NSCCP

Psiquiatria, Coordenador Regional da Saúde Mental da ARSC e Coordenador do Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico do CHUC. Integra a Equipa coordenadora do Programa Nacional de Saúde Mental da Direção-Geral de Saúde. Fundador e Coordenador do Serviço de Violência Familiar (atualmente Unidade de Violência Familiar) do CHUC. Entre 2009 e 2012 coordenou o Projeto de Intervenção em Rede, que, entre outros objetivos, capacitou profissionais para a intervenção e trabalho em rede no âmbito da violência familiar. Supervisor e terapeuta da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Diretor de Psicodrama Moreniano. Membro cofundador do Grupo Violência: Informação, Investigação, Intervenção e Membro cofundador da Rede Escolas Contra a Violência. É também membro da Coordenação do projeto colaborativo “Crianças, jovens e famílias saudáveis não brotam em jardins”.

Elza Pais.jpg
Elza Pais

 Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)/FCSH-UNL

Deputada à Assembleia da República pelo GPPS e membro efetivo da 1ª Comissão de Assuntos Constitucionais, Direito, Liberdades e Garantias, e suplente da Comissão de Saúde e da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto. Ao nível das representações externas, representar o GPPS na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR). Integra como membro efetivo a delegação à Assembleia Parlamentar da CPLP, onde é coordenadora do Programa Pessoa CPLP. Foi Presidente da Subcomissão da Igualdade e Não Discriminação, no âmbito da 1ª Comissão de Assuntos Constitucionais, Direito, Liberdades e Garantias nas XII e XIII Legislaturas. Presidente da estrutura nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID). Doutoranda em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) e Mestre em Violência de Género pela mesma Faculdade. Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)/ FCSH-UNL, e no Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais, Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais (CIDPCC)/FD-UL. Foi Docente na Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Ciências Humanas; no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e no Instituto Miguel Torga em Coimbra. Foi Secretária de Estado da Igualdade no XVIII Governo Constitucional. Foi Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, 2005-2010. Foi Coordenadora da Estrutura de Missão do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos – 2007. Foi Presidente da Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica. Foi Presidente do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência. Foi Alta-Comissária do Projeto Vida - Presidência do Conselho de Ministros. Autora dos livros: “Homicídio Conjugal em Portugal – ruturas violentas da conjugalidade”, ed. Casa da Moeda, 2010; “Uma Década pela Igualdade e contra a Violência de Género| 2005-2015”, edições Esgotadas, 2015; Coautora do livro “Violência contra as Mulheres”, CIDM, 1997”. Recebeu em 2007 o Prémio Arco-Íris da Ilga Portugal por se ter destacado na luta contra a homofobia e promoção dos direitos das pessoas LGBTI.

Manuel Rocha.jpg
Manuel Rocha

Professor de música,
Conservatório de Música de Coimbra

Nasceu em Coimbra, em 1962. Entre 1982 e 1988 estudou em Moscovo, no Instituto Gnessin, onde se licenciou como professor de violino e músico de orquestra sendo, desde 1988, professor de violino no Conservatório de Música de Coimbra (tendo ali exercido funções de director entre 2005 e 2017). É membro da Brigada Victor Jara desde 1977, tendo realizado trabalhos como músico, sobretudo em música popular, com nomes como Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Fausto, Vitorino, José Medeiros, Mísia, Filipa Pais, Carlos do Carmo, entre muitos outros. Foi autor da série de documentários para a RTP sobre a música e (alguns) músicos populares portugueses, realizada a partir da série de Michel Giacometti e Alfredo Tropa "Povo que Canta". Colaborou com grupos de teatro, participou em bandas sonoras para cinema e televisão. Integrou equipas de trabalho do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura e do Ministério dos Negócios Estrangeiros (comissão executiva do Projeto Meridiano, visando a divulgação da música portuguesa entre as comunidades espalhadas pelo mundo). Desempenhou funções de presidente da Comissão Administrativa Provisória (instaladora) do Conservatório de Música de Loulé. Vem realizando sessões de animação musical para crianças e de formação para docentes do 1.º Ciclo EB. Atualmente integra um subprojeto (música) do Projeto Noite Saudável das Cidades do Centro, o Grupo de Trabalho para os Cursos Artísticos Especializados e a comissão de candidatura a Coimbra Capital Europeia da Cultura 2027. Colabora regularmente com a imprensa regional. É dirigente sindical e membro da Assembleia Municipal de Coimbra.

Rui Moura.png
Rui Filipe Resende Melo Coelho de Moura

Oficial de Polícia - Superintendente,
Comandante Distrital da PSP de Coimbra

Natural de Tomar. Oficial de Polícia – Superintendente. Comandante do Comando Distrital de Coimbra da PSP (AGO2018-Presente). Doutorado em Gestão, especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional (2018). Palestrante sobre temas de índole tecnológica e organizacional

 Chefe do Gabinete de Estudos e Planeamento da Direcção Nacional da PSP (JAN2010-AGO2018). Chefe da Divisão de Policiamento e Ordem Pública - Departamento de Operações – Direcção Nacional da PSP (JUL2008-JAN2010). 2º Comandante do Comando de Polícia de Coimbra (JAN2003-JUN2007).

Mestre em Administração e Gestão Pública: "A inteligência Emocional no Comando e Liderança das Esquadras da PSP" - Universidade de Aveiro (2011).

Licenciado em Ciências Policiais – Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, antiga Escola Superior de Polícia (1990-1995). Assistente convidado da Universidade Internacional da Figueira da Foz – docência da disciplina de Psicologia Militar na Licenciatura pré-Bolonha em Psicologia (2003-2007). Docente do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna - Unidade Curricular "Tecnologias e Sistemas de Informação e Comunicação II" no Curso de Formação de Oficial de Polícia, Mestrado Integrado em Ciências Policiais (2009-2018).

Jorge Brandão.JPG
Jorge Brandão

Vogal Executivo da

Comissão Diretiva do Centro 2020

Nasceu em Coimbra, a 16 de fevereiro de 1965. Licenciado (1987) e Mestre em Geografia Regional (1993) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desenvolve a sua atividade profissional, desde 1987, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, nas áreas do desenvolvimento regional, da gestão de fundos europeus e da cooperação internacional. Atualmente exerce as funções de Vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020.

Ana Bela cardoso.jpg
Ana Bela Cardoso

Psicóloga, Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra

Psicóloga escolar, nos Serviços de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra. É especialista em Psicologia da Educação e nas especialidades avançadas de Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Elemento do grupo Rede Escolas Contra a Violência.

Ana Sampaio.jpg
Ana Sampaio

Psicóloga, Agrupamento Escolas Coimbra Sul

| Rede Escolas Contra a Violência

Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul. É especialista em Psicologia da Educação e nas especialidades avançadas de Psicologia Comunitária, Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Elemento da Rede de Escolas contra a Violência.

Cristina Baptista.jpg
Cristina Baptista

Psicóloga, Escola Secundária de Jaime Cortesão,

do AE Coimbra Centro | Rede Escolas Contra

a Violência

Mestre em psicologia, Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária de Jaime Cortesão, do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro (AECC). É especialista em Psicologia da Educação e nas especialidades avançadas de Psicologia Comunitária, Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Foi Coordenadora de Projetos do AECC e da Equipa de Promoção de Educação para a Saúde, integrando a Rede de Escolas contra a Violência, desde a sua constituição.

Isabel Morais.png
Isabel Morais

Psicóloga, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste | Rede Escolas Contra a Violência

Psicóloga escolar, nos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste. É especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde e nas especialidades avançadas de Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Elemento da Rede Escolas Contra a Violência.

Laura Diogo.png
Laura Diogo

Psicóloga, Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste | Rede Escolas Contra a Violência

Psicóloga escolar, nos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste. É especialista em Psicologia da Educação e nas especialidades avançadas de Psicologia Comunitária, Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Elemento da Rede Escolas Contra a Violência.

Vera Felício.jpg
Vera Felício

Psicóloga, Escola Secundária com 3º ciclo
Dom Dinis, Coimbra

Psicóloga escolar, nos Serviços de Psicologia e Orientação da Escola Secundária com 3º ciclo Dom Dinis, Coimbra. É especialista em Psicologia da Educação e nas especialidades avançadas de Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Vocacional e Desenvolvimento de Carreira pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Faz parte do grupo Rede Escolas Contra a Violência.

João Costa.jpg
João Costa

Secretário de Estado Adjunto da Educação

Nasceu em 1972 em Lisboa, tendo residido e crescido em Setúbal. É Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Linguística em 1998, na Universidade de Leiden, na Holanda, tendo sido investigador visitante do MIT. Licenciou-se em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Secretário de Estado da Educação do XXI Governo Constitucional. Foi Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa até novembro de 2015. Foi Presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia, até novembro de 2015. Foi Secretário de Estado da Educação no XXI Governo Constitucional. Foi membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Linguística. Professor convidado em várias universidades no Brasil, Macau, Espanha, Holanda e Itália. Integra o conselho editorial de várias revistas internacionais de linguística. No âmbito da sua atividade de investigação, a sintaxe teórica, a aquisição e desenvolvimento da linguagem e a linguística educacional, é autor de inúmeros artigos, capítulos de livros e livros.

Isabel Damasceno.jpg
Isabel Damasceno

Presidente da CCDRC

Licenciatura em Economia (Ramo Gestão) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em 1978. Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, desde outubro de 2020. Cargos que desempenhou: Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em regime de substituição, desde janeiro 2020; Vogal Executiva do Programa Operacional Regional do Centro desde fevereiro de 2010 até janeiro 2020; Presidente da Câmara Municipal de Leiria de janeiro de 1998 a outubro de 2009; Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses; Presidente do Conselho de Administração dos SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria; Vogal da Direção e Conselho de Decisão Leader+/ADAE e Presidente da Assembleia Geral – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura; Presidente do Conselho Diretivo da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral; Presidente e Vogal da Junta da Área Metropolitana de Leiria; Presidente e Vogal do Conselho de Administração e Presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Alta Estremadura; Presidente e Vogal do Conselho de Administração da Agência de Energia Enerdura; Vogal da Comissão Executiva da Região de Turismo Leiria/Fátima; Vogal do Conselho de Administração da Sociedade LeiriaPolis; Vogal do Conselho de Administração da SIMLIS – Saneamento Integrado dos Municípios do Lis S.A.: Secretária da Mesa da Assembleia Geral e Vogal da Comissão de Vencimentos da Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.; Presidente da Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI); Membro da Assembleia de Freguesia de Leiria. Atividade profissional exercida: Professora de Ensino Preparatório e Secundário; Responsável pelo Departamento de Recursos no Departamento Postal de Leiria (Empresa CTT); Responsável pela Área de Recursos em Leiria e em Coimbra (Empresa Portugal Telecom); Responsável pela Área Comercial – Direção de Negócios Pessoais de Leiria (Empresa Portugal Telecom).

Manuel Albano.jpg
Manuel Albano

Vice-presidente da CIG

Vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) desde outubro de 2020, cargo que exerceu, igualmente, entre 2009 e 2011.

Entre 2012 e 2020 foi diretor de serviços da delegação Norte da CIG. É Relator Nacional para o Tráfico de Seres Humanos desde janeiro 2008. Coordenador do I, II, III e IV Plano Nacional contra o Tráfico de Seres Humanos e Focal Point junto da OSCE para as questões da Igualdade de Género e Tráfico de Seres Humanos.

É licenciado em Serviço Social pelo Instituto de Serviço Social do Porto (1993), tendo ingressado a trabalhar na área da igualdade de género e direitos humanos das mulheres e da violência de género em 1994.

Paula Correia.jpg
Paula Correia

Diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira

Paula Cristina Correia, médica Psiquiatra da Infância e Adolescência desde 1996, a exercer funções no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, Diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência desde 2002. A exercer funções de Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUCB desde 2019. Tem formação em Terapia Familiar desde 1997. Assistente Graduada Sénior desde 2018.

Exerce  ainda funções como docente no mestrado integrado em  Medicina, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade da Beira Interior.

Organiza a Semana do Bebé do Centro Hospitalar Cova da Beira na Covilhã desde 2007. É autora e coautora de artigos e capítulos de livros, tendo como área de investigação atual a perturbação de hiperatividade e défice de atenção e a perturbação da conduta na infância e adolescência.

Rosário Farmhouse.jpg
Rosário Farmhouse

Presidente da CNPDPCJ

Nasceu em Lisboa, em 1968. É licenciada em Antropologia (especialização em Antropologia Social), pela Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas). Entre janeiro de 1996 e fevereiro de 2008 trabalhou no Serviço Jesuíta aos Refugiados de Portugal, tendo assumido as funções de Diretora desse serviço, entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2008. A sua experiência nesta vertente justificou a publicação do livro “Começar de Novo – passo a passo com refugiados e deslocados” em Junho 2002. De 8 de fevereiro de 2008 a 30 de junho de 2014, foi Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural. Desde setembro de 2014 até outubro de 2017 foi responsável pelo Gabinete de Formação Humana do Colégio S. João de Brito, em Lisboa. É Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e jovens desde 13 de novembro de 2017. O trabalho de Rosário Farmhouse tem vindo a ser reconhecido publicamente com vários prémios e condecorações, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

Madalena Alarcão.jpg
Madalena Alarcão

Professora Associada da FPCE e investigadora do CES– Universidade de Coimbra e
Terapeuta Familiar

Licenciou-se (1982) e Doutorou-se (1991) em Psicologia (área de Psicologia Clínica) na Universidade de Coimbra (Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação). É Professora Associada da referida faculdade, onde tem lecionado na área da Família e Intervenção Sistémica (contextos clínico e forense). Terapeuta familiar, é também membro supervisor da SPTF. Os seus interesses de investigação organizam-se em torno da família e da promoção do seu bem-estar. Adotando uma perspetiva sistémica, tem investigado nas áreas da educação parental, das competências parentais, da violência familiar, das redes sociais e do processo terapêutico.

Paula Varandas.jpg
Paula Varandas

Advogada, Fundadora do Projeto
«Educar para o Direito»

Licenciada em Direito em 1995. Advogada desde 1997. Pós-graduada em Responsabilidade Médica e Consentimento Informado pela Faculdade de Direito de Coimbra e Pós-graduada em Direito Penal Empresarial e Direito da Saúde pela Universidade Católica Portuguesa. Cronista em alguns jornais nacionais (CM e Expresso). Fundadora do projeto Educar para o Direito, em 2015, e comentadora televisiva na SIC, programa Análise Criminal. Formadora no Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados.