Projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

A História de um Projeto de Saúde Pública e de Trabalho em Rede

16:30-17:30h | webinar

Oradores

António Reis Marques, Psiquiatra, Presidente do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos., Consultor Nacional do projeto NSCCP

Diana Breda, Coordenação do projeto NSCCP

Fernando Mendes, Coordenação do projeto NSCCP

João Redondo, Coordenação do projeto NSCCP

 

Moderação

Ana Teresa Correia, Equipa técnica do projeto NSCCP

Participantes (passe com o cursor para aceder a resumo biográfico)

Diana Breda.png
Diana Breda

Coordenação do projeto NSCCP

 Administradora Hospitalar e atualmente Presidente do Conselho Diretivo do Hospital Arcebispo João Crisóstomo. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, Diplomada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (U. Nova). Frequentou vários cursos na área da gestão de unidades de saúde e gestão na administração pública. Co-fundadora do Capítulo Português da Women in Global Health, um movimento internacional destinado a promover a liderança de mulheres na área da Saúde Global. Durante os últimos anos, dedicou-se às relações internacionais do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, sendo igualmente a representante nas European Reference Networks e na M8 Alliance e Executive Managing Diretor da World Health Summit, Regional Meeting 2018. Consultora do Ministério da Saúde do XXI Governo Constitucional. Membro da Comissão Científica e de Coordenação do projeto “Noites Saudáveis das Cidades do Centro de Portugal” e do projeto colaborativo da Administração Pública “Crianças, jovens e famílias saudáveis não brotam em jardins”.

joão-redondo.jpg
João Redondo

Coordenação do projeto NSCCP

Psiquiatria, Coordenador Regional da Saúde Mental da ARSC e Coordenador do Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico do CHUC. Integra a Equipa coordenadora do Programa Nacional de Saúde Mental da Direção-Geral de Saúde. Fundador e Coordenador do Serviço de Violência Familiar (atualmente Unidade de Violência Familiar) do CHUC. Entre 2009 e 2012 coordenou o Projeto de Intervenção em Rede, que, entre outros objetivos, capacitou profissionais para a intervenção e trabalho em rede no âmbito da violência familiar. Supervisor e terapeuta da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Diretor de Psicodrama Moreniano. Membro cofundador do Grupo Violência: Informação, Investigação, Intervenção e Membro cofundador da Rede Escolas Contra a Violência. É também membro da Coordenação do projeto colaborativo “Crianças, jovens e famílias saudáveis não brotam em jardins”.

IMG_8041.jpg
Fernando Mendes

Coordenação do projeto NSCCP

A trabalhar em Coimbra, desde 1987, tem estado ativamente envolvido na investigação e implementação de programas sobre prevenção de drogas e comportamentos de risco. É o coordenador do IREFREA Portugal, que realiza investigação transnacional sobre comportamentos de risco dos jovens e o uso de substâncias em contextos de recreação noturna.

IMG_2905 António Reis Marques.jpg
António Reis Marques

Psiquiatra, Consultor Nacional do projeto NSCCP

Especialista em psiquiatria em 1979 e entra nos quadros HUC em 1980; Presidente da Mesa Assembleia Médica entre 1982-1985; Membro da primeira Direcção do Sindicato dos Médicos da Zona Centro; Provido em concurso chefe serviços HUC em 1992; Membro do Conselho de Ética do Conselho Europeu dos Médicos entre 1992-2004; Direção da SRCentro da Ordem Médicos entre 1988-2004; Chefe consulta Psiquiatria entre 1982-2005; Diretor do S. Psiquiatria HUC entre 2010-2012; Diretor do CRI do CHUC entre 2012-2016; Membro C. Estratégico do CHUC entre 2014-2018; Chefe redações Psiquiatria Clínica entre 1981-2011 e editor entre 2011-2016; Distinguido com “Prémio Carreira 2017” pela A. Portuguesa de C. de Psicologia; Condecorado com medalha de ouro da Ordem Médicos em 2009; Condecorado Medalha de Ouro S. Distintos do Ministério Saúde em 2016. A partir de janeiro de 2021, Presidente do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos.